Música

Quando o CD barato começa a virar objeto de coleção

Se quiser usar este texto como ponto de partida para ouvir mais, peça um roteiro de escuta ao ChatGPT ou ao Claude .

Um vídeo do Skylabs Audio me fez pensar no momento em que uma mídia antiga deixa de ser apenas uma forma simples de ouvir música e passa a ser objeto de desejo.

Há poucos dias, voltei de um sebo com CDs que custaram entre R$ 5 e R$ 15. Ainda é possível entrar em algumas lojas, procurar com calma e sair carregando bastante música sem gastar muito.

Depois vi My Biggest Fear Is Coming True, do Skylabs Audio, um vídeo que parte de uma preocupação curiosa: o CD pode estar começando a seguir o caminho do vinil.

Não no sentido técnico, nem porque os dois formatos sejam equivalentes. A comparação é outra.

Na comparação proposta pelo vídeo — e que reconheço nas prateleiras de usados que tenho visitado —, o CD passou a ocupar justamente o lugar que o vinil havia deixado: abundante, pouco valorizado e relativamente barato. Era possível montar uma coleção sem grande investimento e simplesmente usar a mídia para ouvir música.

O vídeo levanta a possibilidade de essa fase estar terminando.

Um ciclo possível, não uma lei

Existe uma sequência aproximada que parece acompanhar algumas tecnologias antigas:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
dominante
   ↓
substituída
   ↓
barata
   ↓
redescoberta
   ↓
nostálgica
   ↓
colecionável
   ↓
cara

É essa a trajetória que o vídeo usa para olhar o vinil: depois de perder espaço para formatos mais convenientes, o disco passou por um período de desvalorização e voltou a atrair quem gostava das capas, dos equipamentos e do ritual de escuta.

“Mais ou menos” importa aqui. Não existe uma regra econômica capaz de prever o preço de todo formato antigo. Reedições, raridade, disponibilidade local e o interesse por determinados artistas mudam bastante de um disco para outro.

Também não dá para concluir, por um vídeo, que o CD repetirá a mesma história. Mas já existe algum movimento. No primeiro semestre de 2026, a RIAA registrou nos Estados Unidos aumento de 45,7% nas unidades de CDs e de 58,6% na receita do formato em comparação com o mesmo período de 2025.

É um sinal de demanda naquele mercado e naquele intervalo, não uma confirmação de que os CDs ficarão caros nos sebos brasileiros.

Escolher, colocar e dar play

O que me interessa nessa possível redescoberta é uma pequena contradição.

Uma das coisas que me faz voltar à mídia física é justamente escapar, por algum tempo, de certas características do mundo digital: notificações, assinaturas, algoritmos, catálogos que mudam e a necessidade de estar permanentemente conectado.

Colocar um CD no aparelho é uma experiência quase radicalmente simples.

Você escolhe um disco.

Coloca.

Dá play.

Não existe uma recomendação automática para a próxima música. Não existe um feed infinito. Não aparece uma mensagem avisando que alguém respondeu alguma coisa.

Talvez seja justamente essa simplicidade que esteja tornando atraentes outra vez algumas tecnologias que pareciam deixadas para trás.

Quando escrevi sobre a época em que a música vinha numa sacola de plástico, lembrei que quatro CDs eram suficientes para ocupar os dias seguintes. O limite da mídia acabava criando tempo para ouvir o álbum inteiro, repetir e perceber detalhes que não apareciam na primeira vez.

Não quero voltar a depender de uma locadora para encontrar música. Continuo achando extraordinário ter acesso imediato a catálogos enormes. Mas gosto de poder escolher quando quero a abundância do streaming e quando quero a concentração de um único disco.

Quando a mídia vira coleção

O paradoxo aparece quando começamos a valorizar uma tecnologia antiga porque ela é simples, barata e esquecida. Ao transformá-la em objeto de desejo, podemos acabar destruindo justamente essas características.

O que era mídia vira coleção.

O que era abundante passa a ser anunciado como raro.

O que custava pouco ganha a etiqueta de vintage.

E, em algum momento, o objeto começa a competir com aquilo que deveria transportar: a música.

Isso não significa que colecionar discos seja um problema. Eu também gosto do objeto, da capa, do equipamento e de toda a experiência que existe em torno da música física. Virar as páginas de um encarte ou encontrar uma edição que eu procurava faz parte do prazer.

Mas acho saudável perceber a diferença entre usar uma mídia para ouvir música e transformar a mídia no centro da experiência.

Em uma situação, procuro discos porque quero escutá-los. Na outra, posso começar a procurá-los principalmente porque ficaram raros, valorizados ou desejados por outras pessoas. As duas experiências podem coexistir, mas não são a mesma coisa.

Talvez o CD ainda permaneça barato por muito tempo. Talvez apenas alguns títulos se tornem caros. Talvez o crescimento recente nem se mantenha.

Ainda assim, o vídeo mudou um pouco a maneira como olho para aquelas pilhas de CDs nos sebos. Se o formato realmente atravessar a linha que separa a mídia esquecida do objeto colecionável, talvez daqui a alguns anos a gente veja uma fotografia delas e pense:

Por que ninguém comprou tudo aquilo enquanto ainda era barato?