Como funciona o bloqueio de IPs em servidores com CPANEL / CSF

Em servidores que utilizam o CSF como é o caso dos meus servidores, quando alguém erra repetidamente o login em algum serviço, como por exemplo email, webmail, ssh, painel de controle, o ip da rede de onde está se acessando é bloqueado e ninguém de dentro desta rede conseguirá mais acessar ao servidor.
Todos os sites que estão neste servidor que bloqueou a rede do visitante com senhas erradas serão inacessíveis a este visitante, ou seja, para a rede do visitante, o servidor está “fora do ar”.

Isso ocorre geralmente em empresas grandes, onde um usuário insiste em tentar entrar em algum lugar com senha errada e bloqueia todos de sua rede.

Depois do bloqueio, é necessário pedir ao administrador do servidor para que desbloqueie o ip da rede.

Para saber o ip da rede, deve-se acessar http://whatismyip.com/ . Este site exibirá uma mensagem :

Your IP Address Is: 189.58.162.147 

Este número IP deve ser informado ao administrador.

Se sua rede possui IP fixo, problema solucionado. Se for IP dinâmico, pode acontecer novamente quando errarem senhas novamente dentro de sua rede.

Uma resposta para “Como funciona o bloqueio de IPs em servidores com CPANEL / CSF”

  1. Gilmar, obrigado pela informação. Quando li "Se sua rede possui IP fixo, problema solucionado.", lembrei de já ter ouvido falar que há riscos em ter um ip fixo. Peço que, se e quando possível, você fale um pouco sobre quais seriam esses riscos e como poderiam ser evitados. Grato. Abraço, Márcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *