# Quando o CD barato começa a virar objeto de coleção

Published: 2026-10-02
Author: Gilmar Pupo
Editorial: musica
Content type: essay
Canonical: https://www.gpupo.com/musica/quando-o-cd-barato-comeca-a-virar-objeto-de-colecao/
Tags: Música, CDs, Vinil, Mídia física, Colecionismo

---

Há poucos dias, [voltei de um sebo com CDs que custaram entre R$ 5 e R$
15](/musica/billy-joel-voltou-comigo-pela-padre-anchieta/). Ainda é possível
entrar em algumas lojas, procurar com calma e sair carregando bastante música
sem gastar muito.

Depois vi [*My Biggest Fear Is Coming True*, do Skylabs
Audio](https://www.youtube.com/watch?v=qfPmtQAHWEQ), um vídeo que parte de uma
preocupação curiosa: o CD pode estar começando a seguir o caminho do vinil.

Não no sentido técnico, nem porque os dois formatos sejam equivalentes. A
comparação é outra.

Na comparação proposta pelo vídeo — e que reconheço nas prateleiras de usados
que tenho visitado —, o CD passou a ocupar justamente o lugar que o vinil havia
deixado: abundante, pouco valorizado e relativamente barato. Era possível
montar uma coleção sem grande investimento e simplesmente usar a mídia para
ouvir música.

O vídeo levanta a possibilidade de essa fase estar terminando.

## Um ciclo possível, não uma lei

Existe uma sequência aproximada que parece acompanhar algumas tecnologias
antigas:

```text
dominante
   ↓
substituída
   ↓
barata
   ↓
redescoberta
   ↓
nostálgica
   ↓
colecionável
   ↓
cara
```

É essa a trajetória que o vídeo usa para olhar o vinil: depois de perder espaço
para formatos mais convenientes, o disco passou por um período de
desvalorização e voltou a atrair quem gostava das capas, dos equipamentos e do
ritual de escuta.

“Mais ou menos” importa aqui. Não existe uma regra econômica capaz de prever o
preço de todo formato antigo. Reedições, raridade, disponibilidade local e o
interesse por determinados artistas mudam bastante de um disco para outro.

Também não dá para concluir, por um vídeo, que o CD repetirá a mesma história.
Mas já existe algum movimento. No primeiro semestre de 2026, a
[RIAA registrou nos Estados Unidos](https://www.riaa.com/reports/2026-mid-year-music-industry-revenue-report-riaa/)
aumento de 45,7% nas unidades de CDs e de 58,6% na receita do formato em
comparação com o mesmo período de 2025.

É um sinal de demanda naquele mercado e naquele intervalo, não uma confirmação
de que os CDs ficarão caros nos sebos brasileiros.

## Escolher, colocar e dar play

O que me interessa nessa possível redescoberta é uma pequena contradição.

Uma das coisas que me faz voltar à mídia física é justamente escapar, por
algum tempo, de certas características do mundo digital: notificações,
assinaturas, algoritmos, catálogos que mudam e a necessidade de estar
permanentemente conectado.

Colocar um CD no aparelho é uma experiência quase radicalmente simples.

Você escolhe um disco.

Coloca.

Dá *play*.

Não existe uma recomendação automática para a próxima música. Não existe um
*feed* infinito. Não aparece uma mensagem avisando que alguém respondeu alguma
coisa.

Talvez seja justamente essa simplicidade que esteja tornando atraentes outra
vez algumas tecnologias que pareciam deixadas para trás.

Quando escrevi sobre [a época em que a música vinha numa sacola de
plástico](/musica/quando-a-musica-vinha-numa-sacola-de-plastico/), lembrei que
quatro CDs eram suficientes para ocupar os dias seguintes. O limite da mídia
acabava criando tempo para ouvir o álbum inteiro, repetir e perceber detalhes
que não apareciam na primeira vez.

Não quero voltar a depender de uma locadora para encontrar música. Continuo
achando extraordinário ter acesso imediato a catálogos enormes. Mas gosto de
poder escolher quando quero a abundância do streaming e quando quero a
concentração de um único disco.

## Quando a mídia vira coleção

O paradoxo aparece quando começamos a valorizar uma tecnologia antiga porque
ela é simples, barata e esquecida. Ao transformá-la em objeto de desejo,
podemos acabar destruindo justamente essas características.

O que era mídia vira coleção.

O que era abundante passa a ser anunciado como raro.

O que custava pouco ganha a etiqueta de *vintage*.

E, em algum momento, o objeto começa a competir com aquilo que deveria
transportar: a música.

Isso não significa que colecionar discos seja um problema. Eu também gosto do
objeto, da capa, do equipamento e de toda a experiência que existe em torno da
música física. Virar as páginas de um encarte ou encontrar uma edição que eu
procurava faz parte do prazer.

Mas acho saudável perceber a diferença entre **usar uma mídia para ouvir
música** e **transformar a mídia no centro da experiência**.

Em uma situação, procuro discos porque quero escutá-los. Na outra, posso
começar a procurá-los principalmente porque ficaram raros, valorizados ou
desejados por outras pessoas. As duas experiências podem coexistir, mas não
são a mesma coisa.

Talvez o CD ainda permaneça barato por muito tempo. Talvez apenas alguns
títulos se tornem caros. Talvez o crescimento recente nem se mantenha.

Ainda assim, o vídeo mudou um pouco a maneira como olho para aquelas pilhas de
CDs nos sebos. Se o formato realmente atravessar a linha que separa a mídia
esquecida do objeto colecionável, talvez daqui a alguns anos a gente veja uma
fotografia delas e pense:

> **Por que ninguém comprou tudo aquilo enquanto ainda era barato?**
